Genética e Melhoramento de Plantas (Mestrado e Doutorado)
Microbiologia Agrícola (Mestrado e Doutorado)
O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola fornece subsídios intelectuais para que os egressos atuarem em instituições públicas, privadas de ensino e/ou pesquisa, no desenvolvimento de processos, produtos, controle de qualidade e desenvolvimento tecnológico com base em Microbiologia Aplicada à Agroindústria; Microbiologia ambiental e industrial; Microbiologia do Solo; Microbiologia de Alimentos; Fisiologia de Microrganismos; Genética de Microrganismos especialmente em técnicas moleculares e bioinformática. O PPGMA abre processo seletivo semestralmente. Os alunos ingressantes podem receber bolsa de estudos das principais agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPEMIG. Por ser nota 6 na avaliação CAPES o PPGMA tem aporte financeiro anual da CAPES via PROEX . Os projetos de pesquisa são mantidos por recursos de propostas aprovados em editais públicos ou de empresas privadas.
Botânica Aplicada (Mestrado e Doutorado)
Fisiologia Vegetal (Mestrado e Doutorado)
Mestrado em Educação Científica e Ambiental
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Ambiental (PPGECA) é constituído de atividades acadêmicas para formação de mestres na área de concentração em Educação Científica e Ambiental. Ele é constituído por um núcleo multidisciplinar, congregando docentes dos Departamentos de Biologia, Física, Química, Filosofia, Letras e Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de docentes externos da área de Ensino de Ciências, em diferentes linhas de pesquisa. A proposta é que durante as atividades do programa os professores conjuntamente com os alunos construam trabalhos que envolvam e aprofundem os fundamentos teórico-práticos da educação científica e ambiental, sua história e suas relações com a sociedade, pois terá como ponto de partida para suas reflexões, pesquisas, criações e contribuições profissionais e acadêmicas relativas às demandas sociais da educação, ciência, cultura, filosofia e arte.
O programa tem como objetivo formar e qualificar professores pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências, tanto aqueles que já atuam na educação, como discentes egressos das licenciaturas e bacharelados da Universidade Federal de Lavras e outras Instituições de Ensino Superior, de modo a contribuir para compreensão histórica e crítica das relações sociais na e com a natureza, e a produção de conhecimento, a fim de que participem de maneira individual e coletiva em busca de garantir e fortalecer a educação científica e ambiental brasileira e um projeto de sociedade mais justo e sustentável.
O programa tem o financiamento de bolsas de estudo da CAPES e FAPEMIG, além de ajuda de custeio com almoxarifado da própria UFLA e do PROAP que deve chegar ao programa no seu segundo ano de funcionamento.
O processo seletivo do programa é anual e ocorre no segundo semestre de cada ano para ingresso no semestre subsequente. O candidato a participar do processo de seleção pode se integrar a uma das três linhas de pesquisa do Programa: Educação, Cultura, Ciência e Ambiente; História e Filosofia das Ciências ou Linguagens, Práticas e Processos na Educação em Ciências. A linha de pesquisa intitulada Educação, Cultura, Ciência e Ambiente almeja possibilitar uma formação de docentes no sentido da compreensão crítica das relações sociais no (e com o) ambiente, relações construídas historicamente e que se alteram ao longo do tempo, instrumentalizando os envolvidos teórica e praticamente para contribuírem na continuidade da produção de conhecimento para orientar as ações e o enfrentamento de problemas socioambientais nos contextos em que estão inseridos, visando, portanto, a participação social ativa. A linha de pesquisa História e Filosofia das Ciências busca estudar e pesquisar as relações entre a ciência e a sociedade, desde a antiguidade até nossos dias, a partir de projetos de investigação que abarcam diversas perspectivas de análise e interpretação, visando aprofundar o conhecimento de temas e questões vinculados à ciência enquanto objeto de reflexão histórico-filosófica, sociológica e pedagógica. O candidato ao programa também pode se inscrever na linha de pesquisa de Linguagens, Práticas e Processos na Educação em Ciências que busca articular reflexões sobre como as esferas de produção, circulação e recepção de discursos e práticas científicas, educacionais, ambientais e de divulgação científica constroem relações de continuidade, descontinuidade e diálogo. Tais análises buscam enfocar os espaços institucionais e não formais de interação entre essas instâncias, discutindo questões sociológicas, filosóficas e políticas.
Mestrado Profissional em Genética e Melhoramento de Plantas