Ir direto para menu de acessibilidade.

Sobre o Departamento de Biologia

Publicado: Quinta, 29 Junho 2017 11:28 | Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2021 09:23 | Acessos: 22

O Departamento de Biologia – DBI integra várias edificações distribuídas no campus da Universidade Federal de Lavras, diferentemente de seu início, em março de 1973, quando era vinculado ao prédio do Departamento de Agricultura. As edificações atuais incluem salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa e anfiteatros nos quais são desenvolvidas as atividades dos diferentes setores que integram o departamento, de acordo com áreas específicas das Ciências Biológicas.

Além do curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), o Departamento de Biologia é responsável pela oferta de inúmeras disciplinas de graduação para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Nutrição e Medicina Veterinária. Para a Pós-graduação stricto sensu, o DBI é o responsável pelas coordenações dos programas de Genética e Melhoramento de Plantas (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), Fisiologia Vegetal (Mestrado e Doutorado), Microbiologia Agrícola (Mestrado e Doutorado), Botânica Aplicada (Mestrado e Doutorado) e Educação Científica e Ambiental (Mestrado) com o objetivo de formar pesquisadores e docentes nessas áreas.

O Departamento de Biologia, por meio de seu corpo docente altamente qualificado e mediante o comprometimento dos estudantes dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação, possui uma participação bastante ativa em atividades de pesquisa relacionadas à produção vegetal e animal, contribuindo, dessa forma, para o cumprimento de um papel estratégico para o país - o avanço no conhecimento científico, sobretudo na área das Ciências Agrárias, aliado ao desafio da preservação ambiental.

registrado em: